sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Manjar branco

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 1/2 medida (da lata) de leite
- 1 xícara (chá) de Coconut em pó
4 colheres (sopa) de maizena

Modo de Fazer:

Misture bem todos os ingredientes. Leve ao fogo, mexendo sempre até obter um creme grosso.
Retire do fogo, despeje em uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) molhada e leve a geladeira por cerca de 4 horas. Sirva com calda de ameixa ou de sua preferência.

Calda de ameixa

2 1/2 xícaras (chá) de água
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
150 gr de ameixas pretas
1 pedaço de canela
2 cravos-da-índia

Modo de fazer:

Misture e leve ao fogo.
Cozinhe por cerca de 10 minutos, ápós iniciar fervura.
Sirva fria com o manjar branco.

Amar


Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar, amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados amar?

Que pode, pergunto, o ser amorosa,
sozinho em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
e o que ele sepulta,
e o que, na brisa, marinha,
é sal, ou precisão de amor,
ou simples ânsia?

Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectorante,
e amar o inóspito, o cru,
um vaso, sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho,
e uma ave de rapina.
Este é o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor
a procura medrosa, paciente,
de mais e mais amor.

Amar a nossa falta mesma de amor,
e na secura nossa
amar a água implícita,
e o beijo tácito, e a sede infinita.

(Carlos Drummond de Andrade)

AR PURO: Combustível da vida


Não há agente com ação mais eficiente sobre nosso organismo senão o ar. A ventilação é excelente recurso para combater infecções, e a qualidade do sangue que circula em nosso organismo depende da oxigenação através dos pulmões.

O ar puro nos é necessário tanto durante o dia, como a noite. por isso, é recomendável dormir com as janelas abertas, ou pelo menos entreabertas, para que o ar circule no aposento, propiciando uma boa respiração.

As pessoas que apreciam a saúde, devem diariamente separar algum tempo para a prática de exercícios físics moderados ao ar livre.

Purificado dessa forma, o sangue comunica vigor e agilidade à musculatura, evitando enfermidades, causadas pelos hábitos sedentários

Galinha caipira com aipim


INGREDIENTES:


2 kg de galinha caipira cortada em pedaços
1 litro de água fervente-
3 colheres (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de óleo
5 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada-
1 colher (sopa) de colorau
3 folhas de hortelã-
5 folhas de alfavaca (ou manjericão)
sal a gosto
1 litro de água fervente
1/2 kg de aipim cozido em pedaços

MODO DE PREPARO
1º - Numa tigela coloque a galinha caipira cortada em pedaços edespeje a de água fervente junto com o vinagre (para tirar ocheiro de galinha) e já escorra. (Despreze esta água comvinagre)
2º - Numa panela em fogo médio coloque o óleo e refogue os dentesde alho amassados com a cebola picada. Junte o colorau, as folhasde hortelã e de alfavaca (ou manjericão) e tempere com sal agosto. Depois de uns 5 minutos coloque os pedaços de galinha emexa bem. Deixe fritar no tempero por uns 10 minutos e jájuntando a água fervente, AOS POUCOS, até que a galinha estejacozida (+/- 15 minutos).
3º - Numa outra panela pegue um pouco do caldo de cozimento dagalinha, acrescente a outra metade da cebola e o aipim cozido empedaços e refogue por 3 minutos.
4º - Para servir, junte os pedaços de galinha cozidos no aipimcozido e refogado e sirva com arroz, feijão, salada de folhas efarofa

Lasanha de mandioca e calabresa

INGREDIENTES DA MASSA:

2 Kg de mandioca
2 Potes de Requeijão
2 Colheres de Sopa de Margarina
250 ml de Leite

RECHEIO:
400 Gramas de Calabreza
1 Cebola Grande
4 Dentes de Alho
Pimenta do Reino
Azeite de Oliva

COBERTURA:

300 Gramas de Queijo tipo MussarelaOrégano

MODO DE PREPARODA MASSA:

Cozinhar a Mandioca na pressão até ficar bem mole,depoisde cozida amassar bem e fazer como se fosse um purê, colocando orequeijão, o leite e a margarina.

DO RECHEIO:

Picar a calabreza, a cebola, o alho e colocar paradourar bem em uma panela. Acrescentar azeite de oliva, pimenta doreino a gosto e sal a gosto.

PREPARO FINAL:

Pegar uma tapwer grande,colocar uma camada grossada massa, depois colocar a camada de recheio e, por cima,,maisuma camada de massa.Para finalizar, colocar por cima queijo tipo mussarela e oréganoa gosto.Levar ao forno até derreter bem o queijo.Bom apetite!!!

Bolo de Fubá muito fácil

Ingredientes

4 ovos
1 copo ameicano de oleo
1 1/2 copo de açucar
1 copo de farinha de trigo
1 copo americano de fubá
1 colher de fermento

Modo de Preparo

Bater no liquidificador o oleo,açúcar,ovos em uma vasilha.
Misturar bem todos os ingredientes restants com o creme do liquidificador.
Assar em forma untada e enfarinhada.
Fica uma delicia!

Arroz de Carne de Sol

Ingredientes

- 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
- 1 cebola média picada
- 1/2 xícara (chá) de coentro e cebolinha picados
- 8 a 10 azeitonas verdes picadas
- 3 ovos batidos ligeiramente
- 300 g de carne de sol cozida e desfiada
- 3 xícaras (chá) de arroz cozido
- 1 banana cortada ao meio (no sentido do comprimento) e frita


Modo de Preparo
Numa frigideira em fogo médio aqueça 2 colheres (sopa) demanteiga de garrafa e refogue 1 cebola média picada, 1/2 xícara(chá) de coentro e cebolinha picados e 8 a 10 azeitonas verdespicadas até dourar.
Acrescente 3 ovos batidos ligeiramente, mexabem.

Junte 300 g de carne de sol cozida e desfiada, mexa eadicione 3 xícaras (chá) de arroz cozido.

Coloque num prato deservir e decore com 1 banana cortada ao meio (no sentido docomprimento) e frita

Confiar em Deus

O profeta Isaías, ao se referir à grandeza de Deus e à confiança que nEle deve ter o homem, diz:

“Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre
novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e
não desfalecerão.”
Isaías 40:31


É muito singular que o Profeta compare os que confiam no Senhor às águias. É que elas têm uma forma toda especial de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempestade as águias abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta. Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elétricas, brilha o sol. Nessa luta terrível elas podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Confiança que traduz certeza é o seu lema. Para além da tormenta, brilha o sol, e o sol elas buscam.

Na morte, as águias também dão excelente lição de confiança. Como todos os seres vivos, elas também morrem um dia. Contudo, alguma vez você já se deparou com o cadáver de uma águia? É possível que já tenha visto o de uma galinha, de um cachorro, de um pombo. Quem sabe até de um bicho do mato nessas extensas estradas de reserva ecológica. Mas, com certeza nunca encontrou um cadáver de águia. Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Localizam o pico de uma montanha inatingível, usam as últimas forças de seu corpo cansado e voam naquela direção. E lá esperam, resignadamente, o momento final. Até para morrer, as águias são extraordinárias.

Quando, por ventura, você se deparar com um momento difícil, em que as crises aparecem gerando outras crises, não admita que o desânimo se aposse das suas energias. Eleve-se acima da tempestade, através da oração. Pense que Deus é o autor e o sustentador de todo o bem. Pequenos dissabores que estejam atingindo você são convites a reexame dos empecilhos que enchem a estrada da sua vida.

Discórdia é problema que está pedindo ação pacificadora. Desarmonias domésticas são exigência de mais serviço aos familiares. Doença é processo de recuperação da verdadeira saúde. Até mesmo a presença da morte não significa outra coisa senão renovação, e mais vida.

Pense nisso: Sempre que as aflições visitem seu lar em forma de enfermidade ou tristeza, humilhação ou desastre, não se entregue ao desalento. Recorde que, se você procura pelo socorro de Deus, o socorro de Deus também está procurando alcançar você! Se a tranqüilidade parece demorar um pouco, persevere na esperança, lembrando que o amparo de Deus está oculto ou vem vindo.

INSÔNIA (medo, cansaço, ansiedade, tristeza)

Insônia...ela está relacionada com a ANSIEDADE, o DESALENTO, as BRIGAS CONSTANTES, os problemas MÍNIMOS e MÁXIMOS e as ameaças a nossa integridade emocional, física ou mesmo financeira.Sem dormir, sem sono, horas a fio... Quem nunca passou uma noite insone, permeada por lembranças, pensamentos, aflição?
Sou engenheiro, e não me atreveria a emitir opinião sobre razões físicas da dificuldade de dormir, mas estou consciente que existem também razões EMOCIONAIS e ESPIRITUAIS ligadas a esse distúrbio que incomoda e deixa marcas no 'dia seguinte': olheiras, mal-humor, prostração.
De fato, em algum momento da vida, entre 30% a 40% das pessoas sofrem de insônia.
Seguramente, ela está relacionada com a ANSIEDADE, o DESALENTO, as BRIGAS CONSTANTES, os problemas MÍNIMOS e MÁXIMOS e as ameaças a nossa integridade emocional, física ou mesmo financeira.
E aí vem o círculo vicioso, de modo que as IRRITAÇÕES de um dia geram a INSÔNIA da noite, e a ausência de descanso gera mais irritação no dia seguinte.
Saídas? Muitos apontam para o tripé : exercícios, alimentação saudável, e então uma boa noite de sono.
Parece muito otimismo pretender tudo isso, pois a gente vive correndo... Não temos tempo pra, todas as manhãs, 'bater' uma folha de couve no suco de laranja. Não dá pra fazer alongamento todos os dias. Tem gente que nem lembra que é preciso beber água durante o dia... É o corre-corre.
O que fazer então para combater a falta de sono?
Temos uma pista para isso nas palavras do rei Davi.
Esse famoso personagem da história de Israel não teve uma vida fácil, pois foi guerreiro, enfrentou perseguições, rebeliões e problemas familiares, no entanto fala do sono com a maior tranqüilidade:
(Salmo 4:8).
Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes
habitar em segurança
Deitar em paz - mesmo cercado pela guerra - e dormir, sem ser interrompido por pesadelos e apreensões, é um ideal que todos gostaríamos de alcançar.
Felizmente, o rei/pastor/poeta Davi não se limita a declarar sua condição noturna, mas nos dá o caminho para a PAZ que gera um SONO reparador: a confiança irrestrita em Deus, e sobre isso ele volta a falar:
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou (Salmo 3:5).
Embora eu já tenha vivido um bom tempo, e a insônia aumente com a idade, durmo absolutamente bem, em qualquer circunstância e seja onde for.
Por isso recomendo que você adote a proposta do rei Davi, para que se livre das noites INTERMINÁVEIS, e tenha a expectativa de um NOVO DIA cheio de equilíbrio
e alegria.
Deixe o futuro nas mãos de Deus. As mágoas do passado, deixe pra trás. E se brigou, faça as pazes. Você terá uma boa-noite de PAZ.
Texto de autoria de Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.



Uma nova vida


"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17)

Não há angústia, nem incerteza, nem desespero ou depressão que resista quando Jesus entra na vida e no coração daqueles que o aceitam. Sua presença proporciona plenitude de alegria
mesmo diante das intempéries que assolam o mundo em que vivemos.
Uma senhora idosa, costumava guardar em um local destacado, em sua cozinha, uma garrafa de bom whisky, para seu uso próprio e também para seus convidados. Num certo dia ela teve um encontro com Jesus, aceitando-o como Senhor e Salvador de sua vida. Ao retornar à casa, a primeira coisa que enfrentou foi a garrafa de bebida. Olhando para ela, disse: "Ó garrafa, eu e você temos vivido juntos há muito tempo, mas agora Jesus entrou em minha casa". E pegando a garrafa arremessou-a, através da porta, de encontro ao muro no quintal.

"Que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que
parte tem o crente com o incrédulo?"
(2 Coríntios 6:15)
O testemunho de uma vida transbordante de amor e paz vindas do Senhor fala mais alto e tem mais valor do que uma dúzia de sermões bem elaborados.
Deixe que o Espírito de Deus
purifique sua vida e livre-se de tudo que possa impedir a atuação plena e constante do Senhor em prol de sua felicidade.
E se você ainda vive as incertezas desse mundo, abra seu coração para o Salvador e experimente a plenitude de uma vida abundante em Jesus Cristo!

Abra os olhos


"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus"
(2 Coríntios 4:4)

Quando uma avestruz esconde sua cabeça na areia, ela pensa tolamente que não existe nenhum perigo, porque ela não pode vê-lo.

Mais tolo é o pecador que fecha seus olhos para o julgamento que há de vir (Hebreus 9:27). "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo".

O indiferentismo, os interesses pessoais e sociais, o medo de um compromisso por Cristo, têm levado muitos a fechar seus olhos para Deus.

Muitos dormem sonhando com os prazeres materiais deste mundo, totalmente indiferentes às coisas espirituais e eternas. Se tudo vai bem, fica tão satisfeito que acha que não precisa de um Salvador. Sonha que está salvo mas está perdido!

Se tudo vai mal, satanás dá prazer no pecado de tal maneira que o homem não consegue ouvir a voz do Espírito de Deus, permanecendo insensível no sono da indiferença. Mas a Palavra nos adverte: "vigiai justamente e não pequeis" e ainda, "já é hora de despertarmos do sono".

Se você se sente aprisionado nas correntes dos maus hábitos e costumes, se não tem forças para libertar-se e vê as dificuldades insuperáveis deste mundo como soldados a guardar esta prisão, entregue seu coração a Jesus e deixe que Ele lhe retire a cabeça da areia e abra os seus olhos para contemplar a alegria da salvação.

Foi um momento


Foi um momento
O em que pousaste
Sobre o meu braço,
Num movimento
Mais de cansaço
Que pensamento,
A tua mão
E a retiraste.
Senti ou não?
Não sei.
Mas lembro
E sinto ainda
Qualquer memória
Fixa e corpórea
Onde pousaste
A mão que teve
Qualquer sentido
Incompreendido.
Mas tão de leve !...
Tudo é nada,
Mas numa estrada
Como é vida
Há muita coisa
Incompreendida...
Sei eu se quando
A tua mão
Senti pousando
Sobre o meu braço,
E um pouco, um pouco,
No coração,
Não houve um ritmo
Novo no espaço?
Como se tu,
Sem o querer,
Em mim tocasses
Para dizer
Qualquer mistério,
Súbito e estéreo,
Que nem soubesses
Que tinha ser.
Assim a brisa
Nos amos diz
Sem o saber
Uma imprecisa
Coisa feliz.


(Fernando Pessoa)