sexta-feira, 24 de junho de 2011

Conservando a garrafa aberta

Uma vez aberta a garrafa o vinho estará em contato constante com o oxigênio e seguramente irá oxidar-se em pouco tempo. Para protelar um pouco o problema, tampe a garrafa com a própria rolha, coloque-a na porta da geladeira e procure bebê-la em dois a três dias.
Uma outra solução é utilizar a "bomba de vácuo" ou "vacu-vin", em francês, ou "wine-saver", em inglês.
Trata-se uma pequena bomba que possui um êmbolo (semelhante ao de uma seringa de injeção) que se adapta à uma rolha especial de borracha, colocada na garrafa.
Com movimentos de vai e vem do êmbolo, vai-se retirando o ar da garrafa, pois o aparelho possui uma válvula que permite a saída do ar por sucção, mas impede a sua entrada. Assim, depois de várias bombeadas, o êmbolo passa a movimentar-se com dificuldade, indicando que o ar da garrafa está saindo e quando tornar-se impossível movê-lo, o vácuo estará efetuado na garrafa.
Desse modo, o vinho poderá ser conservado na porta da geladeira ou em local bem fresco, por muito tempo. No entanto, por esse sistema não se consegue um vácuo absoluto, sendo mais conveniente consumir o vinho em torno de um mês.

Como cozinhar a alcachofra

As alcachofras podem ficar cinzentas quando cozidas em panelas de alumínio ou de ferro, o melhor é prepará-las em panela de vidro. O talo flexível indica que a alcachofra está fresca e boa para o consumo, ao contrário do talo quebradiço ou muito duro.

Legumes congelados

Para congelar legumes a melhor maneira é primeiro branqueá-los (aquecer e resfriá-los rapidamente).
1. Corte o legume e coloque
rapidamente em água fervente.
2. Depois, mergulhe os pedaços (cubos, palitos ou fatias) em água fria e gelo.
3. Coloque em recipiente próprio e pronto.
As enzimas que podem causar maus odores são inativadas durante o congelamento.

Espinafre

Para preservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o em água fria. Isso o deixará bem verdinho!

Repolho sem cheiro

Ao cozinhar repolho para evitar o cheiro que ele libera e que é tão inconveniente acrescente miolo de pão velho adicionado à água.

Como diminuir o amargo da escarola

Para diminuir o amargo da escarola , deixe-a de molho durante 1 hora em água com vinagre, antes de picá-la.

Higienização das verduras

A higienização das verduras é uma maneira de diminuir o risco de contaminação alimentar dentro de casa. A higienização elimina os microorganismos que são provenientes da terra e que estão presentes na casca, no talo ou na superfície. As opções recomendadas para higienizar são:
1 medida de colher de sopa com água sanitária para 1 litro de água potável e deixar de molho por 15 minutos;
ou
2 medidas de colher de sopa com vinagre para 1 litro de água potável e deixar de molho por 30 minutos;
Em qualquer das opções, após deixar de molho, enxaguar bem em água potável, secar ao natural e guardar. O vinagre tem a vantagem de ser um produto comestível e a desvantagem de ser necessária uma quantidade maior na mistura. A água sanitária tem a desvantagem de ser produto químico e a vantagem de ser necessário quantidade e tempo menores para ser eficiente. É indicado fazer esse procedimento ao chegar das compras e antes de guardar no local apropriado.

Beterraba cozidas com sua cor forte

As beterrabas conservarão sua cor forte se forem cozidas com casca e um pedacinho de caule. Adicione uma pitada de açúcar à água do cozimento, assim as beterrabas ficarão mais saborosas.

Quiabo sem baba

Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe

Pepino sem amargar

Antes de usar o pepino, corte suas extremidades e esfregue bastante as partes cortadas nos dois lados do pepino, até sair toda a gosma. Assim, ele não amarga. Depois, corte em rodelas bem finas, sem tirar a casca, para aproveitar toda a sua vitamina.

Cozinhando legumes e verduras al dente

Cozinhe sempre verduras e legumes al dente para manter tanto o aspecto crocante como a quantidade de nutrientes – o cozimento em excesso faz do ingrediente uma papa e deixa boa parte nutritiva na água. Por isso, dê um choque nos alimentos: primeiro, coloque em água quente por no máximo 1 minuto (depende do legume ou verdura). Imediatamente passe para água fria (um pote com gelo e água) e dê outro choque para interromper o cozimento. Você pode servir imediatamente em saladas ou saltear com um pouco de ghee (manteiga clarificada) antes de servir em prato quente.

Pimentões mais digestivos

Depois de lavár bem os pimentões sob água corrente e enxugá-los, espalhe um pouco de óleo com as mãos para formar uma película. Ligue uma boca do fogão em chama alta e queime um pimentão por vez, segurando com um garfão. Quando ele estiver todo preto, coloque dentro de um saco plástico e abafe, fechando bem. Quando os pimentões esfriarem, esfregue o plástico contra cada um e a pele se desprenderá facilmente. Retire o pimentão, retire a pele que sobrou com as mãos e ele estará pronto para ser usado.

O que é Baby Leaf?

Os mais atentos já devem ter observado na seção hortifruti de alguns supermercados uma nova forma de apresentação de hortaliças. É o baby leaf. Traduzindo: folhas de hortaliças colhidas antes do tempo em que tradicionalmente se costuma consumi-las. O baby leaf também é conhecido como folhas jovens, ou ainda mini-hortaliças (como por exemplo, mini-rúcula ou mini-alface). Não parece ser um modismo, mas uma tendência que está chegando para ficar. No Brasil, ainda é um mercado que está no começo, mas em países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, o baby leaf já conquistou os consumidores há pelo menos cinco anos.
.

Menos tempero nos pratos que irão ser congelados

Sempre que congelar algum prato pronto, evite temperá-lo muito, pois o congelamento acentua o sabor dos temperos.

Como conservar as frutas

Com exceção da banana e da pêra dágua, todas as frutas podem ser congeladas inteiras ou cortadas, em forma de purê ou suco, devendo-se descascar e retirar os caroços imediatamente antes do congelamento, que apresenta 3 variantes:
a) - Ao natural
b) - Com açúcar - passar a fruta em açúcar ou bater no liqüidificador com açúcar.
c) - Em calda - ferver água e açúcar em quantidades iguais, deixar esfriar e cobrir as frutas até que fiquem totalmente imersas na calda; para frutas com tendência a escurecer pela oxidação, preparar a calda com ácido ascórbico na seguinte proporção:
- 1 xícara de água/1 xícara de açúcar/ 1/2 colher (chá) de ácido ascórbico (vitamina C concentrada).
Em ambos os casos, deixar margem de expansão ao embalar.
Preparação:
Abacate - bater com limão e açúcar no liqüidificador.
Abacaxi - cortar em fatias ou pedaços, congelar com açúcar ou em calda, ou ainda em forma de suco.
Ameixa - cortar ao meio e congelar em calda ou com açúcar.
Amora - não lavar, congelando ao natural, em calda ou com açúcar.
Cereja - lavar, secar e tirar os caroços, congelando em calda ou com açúcar.
Coco - ao natural, em pedaços ou ralado.
Figo - inteiro, em calda; servir antes de descongelar totalmente.
Goiaba - em calda, sem as sementes.
Jabuticaba - ao natural.
Laranja - em gomos, sem a pele branca e as sementes, em calda ou com açúcar; em forma de suco espremer levemente.
Limão - raspar a casca e guardar em vidrinhos para aproveitamento em bolos; congelar em forma de suco.
Maçã - de preferência para tortas ; descascar, cortar em fatias, retirar as sementes e mergulhar numa solução de água e sal (2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal) por 5 minutos; congelar em calda com ácido ascórbico.
Maracujá - bater ligeiramente e congelar o suco.
Manga - cortar em fatias e congelar em calda.
Melão - cortar e congelar em calda; servir ainda gelado.
Morango - com açúcar; congelar em aberto, embalando posteriormente.
Pêra - somente a do tipo caseiro, para doce; congelar em calda com ácido ascórbico.
Pêssego - descascar e tirar o caroço, congelando em calda com ácido ascórbico.
Uva - em forma de suco.
Pinhão - cozido e sem casca.
Castanha - cozida e sem casca, em forma de purê.
Oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) - retirar a casca e congelar inteiras, ao natural; descongelar em temperatura ambiente.
Sucos ou Chás - concentrados e congelados em formas de gelo.
Obs.: Tempo de conservação: 6 meses

Alimentos que não devem ser congelados

Se você quiser preparar alimentos para congelar, aqui estão alguns que não se deve congelar: batatas cozidas, carne seca, conservas, creme e pudins que levem amido de milho em seu preparo (eles soltam água quando descongelados), gelatina (talha ao ser descongelada) e maionese.

Congelar crepes e panquecas

Para obter o melhor resultado ao congelar crepes e panquecas intercále-os com papel impermeável, depois embrulhe em um papel alumínio na quantidade que irá utilizar.