terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


Biografia de Roberto Gómez Bolaños – Chaves

Roberto Bolaños é famoso por interpretar os inesquecíveis Chaves e Chapolin. Mas a sua carreira vai além da TV, incluindo produções no cinema e no teatro.

387427 biografia de roberto gomes bolanos Biografia de Roberto Gómez Bolaños   Chaves

O Chaves é um dos principais personagens criados por Bolaños
Certamente você já escutou frases como “Não contavam com a minha astúcia!”, “Foi sem querer querendo”, “Isso, isso, isso…”, “Era exatamente o que eu ia dizer” e “Meus movimentos são friamente calculados”. Essas e tantas outras frases, que fazem a alegria tanto de criançasquanto de adultos, foram criadas por Roberto Gómez Bolaños, o intérprete dos famosos personagens Chaves e Chapolin Colorado.
Roberto Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929, e desde então sua vida esteve quase que sempre ligada ao mundo artístico, já que o seu pai era ilustrador de jornais e pintor. Apesar disso, Bolaños resolveu estudar e se formar em Engenharia Elétrica, porém, não chegou a exercer esta profissão.

O início no mundo artístico

387427 biografia de roberto gomes bolanos 2 Biografia de Roberto Gómez Bolaños   Chaves
Ele começou como redator publicitário e depois passou a ser roteirista, atuando logo a seguir como ator
Aos 22 anos, Bolaños conseguiu emprego em uma agência mexicana, para trabalhar como redator publicitário, e daí para a carreira de roteirista de TV, rádio e cinema, foi um pulo. Entre o final da década de 1950 e a primeira metade dos anos 60, ele se destacou bastante como roteirista de dois programas de sucesso na televisão mexicana, que foram “Cómicos y Canciones” e “El estudio de Pedro Vargas”, conquistando o primeiro lugar de audiência.
Foi nessa mesma época que ele ganhou o apelido “Chespirito”, dado pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que comparava os textos de Bolaños aos de Shakespeare (daí vem o apelido, que era a forma diminutiva de Shakespeare em espanhol).
Contratado por um canal de TV mexicano em 1968, Bolaños participava de um programa semanal de 30 minutos, e o sucesso foi tanto que a série ganhou mais meia-hora de duração e passou a se chamar Chespirito. Nascia ali a carreira de ator para ele, que começou a introduzir na série alguns dos seus personagens que se tornariam muito famosos a seguir.

Chapolin Colorado e Chaves

387427 biografia de roberto gomes bolanos 3 Biografia de Roberto Gómez Bolaños   Chaves
Chapolin Colorado
No início dos anos 70, o personagem Chapolin Colorado, uma espécie de anti-herói, surgiu no programa. Logo a seguir, apareceu o Chaves, um garoto pobre e órfão, de 8 anos de idade, que morava em uma vila. O sucesso veio rápido e poucos anos depois, os programas do Chaves e do Chapolin já eram exibidos em vários países latinos.
No Brasil, eles estão no ar desde o ano de 1984, exibidos pelo SBT, que recentemente recuperou alguns episódios perdidos.

Outras atividades

387427 biografia de roberto gomes bolanos 4 Biografia de Roberto Gómez Bolaños   Chaves
A turma do Chaves fora das telas
Além de atuar nas séries televisivas, Roberto Bolaños produziu, escreveu, dirigiu e atuou em cinco filmes, escreveu peças teatrais, telenovelas e também atuou como compositor. Quase todas aquelas músicas cantadas nos episódios de Chaves e Chapolin, foram compostas por ele.

Vida pessoal

387427 biografia de roberto gomes bolanos 1 Biografia de Roberto Gómez Bolaños   Chaves
Florinda Meza é a atual esposa de Roberto Bolaños
Roberto Bolaños é atualmente casado com Florinda Meza, atriz que interpretou a “Dona Florinda” e a “Pópis”, do seriado Chaves, além de diversas personagens femininas nos programas produzidos pelo marido. Eles se casaram em 2004, e vivem na Cidade do México.
Com a nova esposa, Bolaños não tem filhos, mas em seu casamento anterior foram gerados seis filhos.