quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conheça causas e tratamentos contra a caspa


Estresse pode agravar casos  de caspas - Foto: Getty Images

A dermatite seborreica é uma condição bastante comum, que faz com que a pele fique aparentemente mais oleosa, com escamas e descamada. Geralmente, ela afeta o couro cabeludo: nos adultos e adolescentes é conhecida como caspa e nos bebês é chamada de crosta láctea. Mas, este distúrbio também pode afetar a pele de outras partes do corpo, tais como rosto e peito, pernas e virilha.

Esse distúrbio pode ser transmitido de pai para filho, mas estresse, fadiga, situações de clima extremo, pele oleosa, falta de higiene, uso de loções que contêm álcool, obesidade, além de outros transtornos da pele (como acne) podem incrementar o risco de incidência. De acordo com a dermatologista Mei Zoo Chen, a causa da dermatite seborreica ainda é desconhecida e pode ser diferente nos lactantes e nos adultos. Mas está sempre relacionada ao aumento da secreção sebácea pelo couro cabeludo, seja por predisposição familiar ou por estímulo hormonal, uma vez que o transtorno aparece na infância e desaparece antes da puberdade. "A caspa pode ainda ser agravada pela colonização por fungos e bactérias", afirma a médica.  


Incidência
A dermatite seborreica pode ocorrer em muitas áreas diferentes do corpo e, de maneira geral, se forma onde a pele costuma ser mais oleosa: couro cabeludo, sobrancelhas, cílios, parte posterior das orelhas, ouvido externo e outras dobras da pele.

Algumas enfermidades favorecem e agravam o quadro de dermatite seborreica, como doença de Parkinson, diabetes e obesidade. "Além disso, a tensão emocional (ansiedade e estresse) também pode desencadear e agravar esse quadro", lembra Chen. Portanto. Esqueça a ideia de que só tem caspa quem é sujo, descuidado ou doente. Qualquer pessoa pode, por algum período de vida, sofrer com essa disfunção das glândulas sebáceas.

Nos bebês é uma infecção inofensiva e temporal. Aparece no couro cabeludo da criança em forma de escamas cafés ou amarelas, grossas e crostosas. Também podem se formar escamas similares nas pálpebras, ouvidos, ao redor do nariz e na virilha. Assim, como a caspa, a crosta láctea não é contagiosa, nem causada por falta de higiene.

Tratamento
Existem vários produtos disponíveis no mercado para o tratamento da dermatite seborreica. "Para formas leves da patologia, o xampu anticaspa comercial (vendido em supermercados) funciona bem e pode ser utilizado todo dia até obter melhora. Depois, pode-se espaçar o uso para dias alternados ou até uma vez por semana, para manutenção", afirma a dermatologista.

Para casos mais graves, inclusive com coceira e vermelhidão, é melhor usar os xampus medicamentosos, que exigem receita médica indicada por um especialista. Entretanto, segundo Chen, não é possível ficar livre para sempre de dermatite seborreica, ainda mais no dia a dia estressante e poluído das grandes cidades. Mas é possível ter períodos de remissão com o tratamento adequado, completa.

Para aplicar o xampu, espalhe pelo couro cabeludo dividido em pequenas seções, por áreas pequenas, pouco a pouco, sempre massageando a pele. É recomedável esfregar as áreas afetadas durante, pelo menos, cinco minutos antes de enxaguar completamente. Isso dará tempo necessário para o produto atuar. 

Fonte: www.minhavida.com