quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Componha uma maquiagem básica para o dia a dia

Base: escolha o produto que fica melhor para o seu tom e tipo de pele. Opte por um com filtro solar na fórmula, ou não se esqueça de aplicar o protetor antes da maquiagem. Espalhe uma camada bem fininha de base com uma esponja por todo o rosto (inclusive lábios, para fixar o batom) e pescoço.

Curvex e rímel: com o curvex, pegue os cílios bem próximos da raiz, cuidando para não beliscar a pálpebra. Em seguida, dobre o aplicador do rímel ao retirá-lo do frasco. Isso ajuda a evitar que o rosto seja borrado. Usando mais a ponta da escovinha, passe bem na raiz dos cílios, "sujando a pele". Se quiser um olhar mais aberto, passe a máscara nos cílios inferiores também. O rímel preto é clássico. Mas se quiser um look ainda mais natural, o marrom é mais indicado.

Sombra: use um blush como sombra. A ideia é dar uma cor para o olho, mas sem brilhos ou exageros. Utilize um pincel mais grosso ou a ponta dos dedos e passe só no côncavo da pálpebra.

Lápis de olho: se você tem os olhos pequenos, o lápis branco é uma boa forma de deixá-los maiores. Ele não chama muito atenção como o preto.

Sobrancelhas: use um rímel incolor, apenas para pentear os pelos. Se tiver alguma falha, uma dica é passar um pouco de lápis da cor dos pelos no dorso da mão. Em seguida, passe o esfumador (um tipo de esponja que geralmente acompanha o lápis) e aplique suavemente na linha externa superior da sobrancelha.
Blush: prefira um tom rosa bem clarinho e passe só sobre as bochechas (dê um sorrisinho para saber o local exato) e em cima do nariz, de baixo para cima.

Marcar o rosto ou disfarçar o papo: se quiser disfarçar o papo, marque o maxilar. Com um pincel não muito carregado adote um tom de blush mais escuro e passe em cima do osso do maxilar.

Batom: passe um hidratante labial com filtro solar e aplique batom ou contorno labial cor de boca, podendo utilizá-lo também para o preenchimento.

Por utilizá-lo somente nessa etapa, prefira um corretivo líquido. Passe sobre o nariz, acompanhando até acima da sobrancelha. Faça um pontinho nas marquinhas que deseja esconder, embaixo de cada sobrancelha, nas olheiras e descendo para a maçã do rosto. Espalhe o produto com uma esponja.

Pó: passe uma camada fina na região do T (testa, nariz e queixo), sem esquecer de tirar o excesso do pincel com uma assoprada ou uma batidinha. Se o blush ficar muito forte, dê uma passadinha de leve com o pó por cima.

Resultado final: essa é uma maquiagem básica, discreta e recomendada para o dia a dia


Conheça mais um método para acabar com a gordura localizada

Clique com o botão direito para visualizar

No consultório, uma das mais recorrentes reclamações femininas é a gordura localizada. Muitas não conseguem resultados realmente efetivos com exercícios, dietas ou tratamentos estéticos não invasivos, pois a células de gordura depositadas em determinadas regiões são, de fato, muito difíceis de serem removidas.

Por isso, muitas vezes a única solução para resolver esse problema é recorrer à cirurgia plástica. Uma das técnicas que mais emprego para esses casos é a Hidrolipoclasia Aspirativa Ultrassônica (HLPA), que apresenta ótimos resultados.

Ela surgiu da associação de dois métodos já consagrados no mundo da beleza: a lipoaspiração (com micro-cânulas) e a Hidrolipoclasia Ultrassônica, que oferece o melhor resultado em lipoaspiração já existente no mercado. A grande vantagem do procedimento é a não obrigatoriedade da internação hospitalar, pelo fato de ela retirar pequenos volumes de diferentes regiões do corpo.
O procedimento também é chamado de Hidrolipoclasia Aspirativa ou Lipoaspiração sob anestesia local, sendo a HLPA uma opção bastante segura de tratamento para gordura localizada, por combinar a técnica infiltrativa e a utilização de ultrassom estético.

Particularmente, já realizei mais de duas mil cirurgias deste tipo e a HLPA é realmente uma das melhores alternativas. Ela combina a técnica infiltrativa, que diminui consideravelmente o sangramento na região, e o trabalho conjunto de dois médicos em um mesmo local, sendo um deles cirurgião plástico e o outro especialista em estética.
Além disso, vale destacar que a HLPA causa menor trauma local, possibilitando assim uma recuperação mais rápida. O paciente não precisa ficar internado, podendo retornar às suas atividades normais já no dia seguinte, o que expõe a menos riscos de contrair infecções, por exemplo.

No entanto, deve ser realizada em sala cirúrgica totalmente equipada e preparada para dar ainda mais segurança aos pacientes. A HLPA tem, ainda, outros diferenciais, como a aplicação de anestesia local e a remoção de até 1.500 ml por área tratada. Em geral, se aspira uma área por vez para não ultrapassar a dose tóxica de anestésico no organismo.

Outro dispositivo interessante é a participação ativa do (a) paciente em todo processo, inclusive no final quando ele (a) opina sobre o resultado.
Entretanto, antes de fazer a HLPA são necessárias algumas medidas, como realizar uma anamnese minuciosa, pois a indicação do procedimento é a mesma de uma lipoaspiração clássica de pequeno porte. Também são solicitados exames pré-operatórios e o médico fica encarregado de esclarecer detalhadamente o procedimento ao paciente para que possa estar ciente de todos os aspectos que envolvem o procedimento.

Já no pós-operatório, é preciso utilizar uma cinta elástica compressiva entre, aproximadamente, duas e quatro semanas e o paciente ainda é orientado a iniciar sessões de drenagem linfática manual dois dias após o procedimento. A massagem poderá ser realizada de de duas a três vezes por semana por um período de quatro a cinco semanas.
Dr André Eyler
Especialidade: Cirurgia plástica

CONSULTE SEU MÉDICO REGULARMENTE!

Descubra a máscara para cílios ideal para maquiagem dos seus olhos

Valorize a maquiagem dos olhos - Foto: Getty Images
Os olhos dizem muito sobre as pessoas. E a escolha da máscara para cílios mais indicada para cada um pode potencializar essa marca pessoal. "Deixar os cílios mais longos, volumosos, curvilíneos e abrir o olhar. Essas são os principais efeitos do produto", destaca a maquiadora Lourdes Paiva Neto, do Grazi Hair, de São Paulo. Confira alguns detalhes que são úteis na hora de escolher o cosmético mais apropriado para os seus cílios.

Cor
Transparente: discretíssimo, modela os fios e é indicado para ocasiões mais informais e um look natural. Também pode ser usado para pentear e definir a sobrancelha.
Marrom: escurece os fios, mas não carrega tanto o olhar como a máscara preta. Indicado para quem tem a pele e os cabelos mais claros.
Preto: o clássico e preferido de todos. Alonga e dá volume aos cílios, escurecendo os fios e garantindo um olhar mais aberto.
Branco: serve para aumentar e dar ainda mais volume aos fios. É como uma base para a máscara preta ou colorida e não deve ser usada sozinha.
Coloridos: garantem um ar mais fashion. Indicados para quem gostar de chamar atenção e de criar um visual diferente e divertido para os olhos. 
Aplicadores
Escovinha: o modelo mais tradicional. Indicado para dar volume.
Pente: serve para pentear ao mesmo tempo em que não deixa os fios grudarem enquanto se aplica o produto. Define e alonga os cílios.
Escovinha e pente: costuma ter um lado com cerdas mais grossas, para dar volume, e outro com o pente, mais duro, que alonga.
Cerdas curtas e grossas: retêm o produto entre as cerdas. Dá mais volume aos fios.
Cerdas finas e duras: é quase um pente. Alongam os cílios sem que os fios se grudem.
Cerdas abertas e separadas: mais fácil de passar. Deixam os cílios mais soltos e bem penteados.
Cerdas alternadas: definem bem os cílios. Recomendado para quem tem fios ralos e curtos.
Em curva ou formato C: indicado para quem tem cílios caídos ou menores na parte interna e/ou externa em relação ao centro da pálpebra. Ajuda a curvá-los para cima.
Em forma de ouriço: permite passar a máscara em qualquer ângulo, sem deixar um fiozinho sem produto.
Com motorzinho: injeta mais máscara nos pelos a medida que se aperta um botãozinho.
Cerdas coloridas: indica se o produto está ressecado ou acabando. 

Normal ou à prova d' água?
"Por que preferimos máscara para cílios à prova d' água? Porque dura mais e não borra no caso de suar ou chorar, dando aquela sensação de olheira", explica a maquiadora.

Ela é mais difícil de passar do que o normal, mas se fixa por horas. Por isso é preciso ter cuidado, já que os cílios ficam muito duros e podem se quebrar facilmente. A melhor maneira de removê-la é com demaquilante à base de óleo.

Lembre-se que, independente de ser resistente à água ou não, qualquer produto enfraquece os cílios devido à falta de oxigenação dos pelos. Por isso a importância do demaquilante e o perigo de dormir com a máscara para aproveitá-la no dia seguinte.
Aplicação
O principal cuidado é com o excesso. Em vez de carregar o aplicador, passe mais de uma vez camadas finas. Caso os fios fiquem grudados, Lourdes ensina que é só esperar secar um pouquinho e passar uma escovinha limpa.

Cílios inferiores:
passar ou não a máscara? Talvez a maior questão seja como fazer sem borrar. É só inclinar o pincel lateralmente e aplicar bem próximo à raiz dos pelos. O olhar ganha mais força, valorizando e alongando os cílios superiores e definindo os inferiores.

Curvex: serve para alinhar e curvar os cílios. Nunca o utilize com a máscara ainda molhada ou os pêlos podem ficar marcados. Para evitar que isso ocorra, não se esqueça de checar sempre se o silicone (aquela parte que entra em contato com os cílios) está bem encaixado.

Prazo de validade
A vida útil de uma máscara para cílios é de 3 a 6 meses. Depois de aberta, o produto vira um prato cheio para bactérias. Caso sinta qualquer coceira, vermelhidão ou ardência, dispense o produto.