quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Senado aprova lei para incluir autista em cotas


O Senado Federal aprovou no dia 15 de junho o projeto de lei 168/11 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa Autista. De acordo com a nova lei, os autistas têm os mesmos direitos atribuídos às pessoas com deficiência como, por exemplo, cota de vagas de emprego em empresas com mais de cem funcionários. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

A projeto de lei aprovado também prevê o incentivo à formação e capacitação de pessoas com autismo, bem como de seus pais e familiares. Segundo o texto, as pessoas autistas devem ser incluídas no ensino regular, em classes comuns, mas também está previsto no texto a garantia de atendimento educacional especializado quando não for necessário cuidados específicos.

O texto aprovado pelos senadores indica também a criação de um cadastro único de autistas, com o objetivo de criar estatísticas nacionais sobre esse tipo de distúrbio.

O projeto prevê ainda direitos dos autistas, como proteção contra exploração e acesso a serviços de saúde, à moradia e à assistência social. Também estende o direito a jornada especial a servidor público que tenha sob seus cuidados cônjuge, filho ou dependente autista.

O projeto é de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, mas o texto tem como base sugestão da Associação em Defesa do Autista (Adefa). O relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) foi Paulo Paim (PT-RS), também presidente da CDH.

Valorize seu rosto e seu sorriso escolhendo o batom ideal



Ele já entrou para a cultura popular como sinônimo de sensualidade. Um batom bem usado levanta não só o seu visual, mas a auto-estima (e não ache que a dependência é coisa de gente comum). Celebridades como Carolina Dieckmann e Camila Pitanga já declararam que, dificilmente, saem de casa sem passar uma corzinha nos lábios. O batom deixa a mulher mais feminina, como se trouxesse à tona um poder interior que, às vezes, ela esquece ter , afirma o maquiador Alysson Moraes, maquiador do MYE Centro de Beleza, em São Paulo. Mas claro que, para usufruir desse segredinho, não é só besuntar a boca com um bastão colorido. A arte de uma boa maquiagem esconde mistérios que nem todo mundo domina. Isso não quer dizer que é complicado escolher o batom certo. Só é preciso prestar atenção em algumas regras básicas , ensina o especialista Cayo Lanza, do badalado Estúdio W.

Convidamos Alysson e Cayo para montar um guia prático e rápido para você nunca mais errar na escolha da cor, no jeito de passar, nas combinações de tons e, mais importante, na valorização dos traços do seu rosto.

A cor certa durante o dia
Não importa o seu tom de pele. Luz clara pede discrição, como exibem os batons marrom e bege (quanto mais escura a sua pele, mais escuro deve ser o batom). Quem tem o rosto muito branquinho, pode substituir o bege por um rosa pastel ou, simplesmente, um gloss incolor.

Ousadia à noite
Mesmo quem gosta de uma produção mais básica, deve experimentar um toque provocante à noite. Vermelho e vinho caem bem em todos os tons de pele e dão aquele ar de mulher fatal, mesmo que você esteja usando um simples terninho. Aliás, um dos segredos de uma boa escolha está aí: O batom nunca deve ser combinado com a roupa e sim ser um algo a mais para chamar a atenção , ensina Cayo Lanza.

Brincando com as proporções
Um lápis para os lábios e um batom são tudo o que você precisa para aumentar ou diminuir o volume da boca. A técnica é simples: para aumentar, contorne seus lábios com um lápis um pouco mais escuro do que seu batom, fazendo uma linha por fora.

Preencha o contorno com o batom (use pincel para conseguir um efeito mais natural). Para diminuir, é ainda mais fácil: basta passar batom só no centro dos lábios e espalhar esfregando o lábio de cima no debaixo.

Duração prolongada
Lance mão de outros itens do seu nécessaire para diminuir os intervalos entre os retoques. Antes de passar o batom, cubra os lábios com corretivo e, na seqüência, aplique pó compacto sobre eles. Só então, é a vez de colorir.

Livre dos rachadinhos
Se a sua boca resseca com facilidade, é preciso passar corretivo com cotonete em volta da boca e, em seguida, aplicar o gloss ou batom. O problema tende a diminuir.

Líquido ou bastão
As diferenças entre os batons líquidos e em bastão são as texturas e a fixação. Os líquidos duram menos por serem mais leves o que garante um efeito natura. Já o bastão permanece mais tempo na boca, por ser mais denso.

Gloss
O gloss deve ser aplicado após o batom. Por causa do brilho, ele dá impressão de lábios maiores. Prefira os coloridos só quando não quiser usar batom por baixo, eles realçam a boca. 

Pentes: saiba qual é o melhor tipo para cada cabelo


Usar o produto certo proporciona brilho e evita a quebra dos fios



Largos, finos, com cabos longos, curtos, de plásticos, madeiras: há no mercado uma infinidade de pentes e com funções variadas. Muitas vezes, a diversidade é tanta que complicada na hora de adquirir este utensílio de beleza. Mas, com algumas dicas fica fácil escolher o modelo certo para cada fio de cabelo.

1) Qual o pente ideal para cada cabelo?
Lisos e finos: Geralmente para este tipo utilizamos pentes de madeira, porque este fio costuma estar ou ser muito elétrico e possuir uma estática (frizz) grande, em geral, os de madeira possuem dentes largos o que facilita o pentear, além de minimizar os arrepiados. 

Grossos e com volume: direcionamos os pentes de material plástico que são bem resistentes e com dentes abertos para facilitar a passagem dos fios e não quebrarem.
Ondulados: este cabelo merece uma atenção especial, pois geralmente este tipo de fio não é penteado diariamente, já que deixa o cacho irritado ou sem forma. O melhor é, após a lavagem, penteá-lo uma única vez com o auxílio de um pente com dentes bem largos e de preferência de madeira para evitar arrepiados. Durante o dia, dar aquela ajeitada com as mãos é melhor.
Afros: o interessante é o cuidado constante, pois até mesmo no pentear pode quebrá-lo ou arrebentá-lo, então um desembaraçar suave para que isto não aconteça é o ideal. O pente tipo jacaré - com dentes em formato de gota - ajuda e muito, ou até mesmo, os modelos em garfo também não agridem este cabelo.

2) Qual a indicação do pente tipo garfo?
O pente garfo é para dar forma e soltar um cabelo muito crespo, além de ajudar a desembaraçar os cabelos afros que são sensíveis. Este tipo de pente foi muito usado nas décadas de 70 e 80, quando as discotecas lançaram a moda black power .

3) E em relação aos dentes: os largos são melhores para desembaraçar?

E por que as pontas dos dentes são arredondadas?
Sim. os dentes largos são melhores para desembaraçar, porque não seguram os fios permitindo-os que sejam penteados sem o uso da força. As pontas dos dentes são arredondadas para que as mesmas não machuquem o couro cabeludo e não causem fissuras nos fios. A distância dos dentes tem haver com cada tipo de cabelo e até mesmo para qual trabalho está sendo utilizado, pois nos casos do pente fino de cabo mais longo, ele geralmente é usado para trabalhos químicos, como coloração, já que ele consegue retirar finas mechas de cabelos para serem pintadas ou na separação para o brushing .

4) Quais pentes são mais indicados para modelar o cabelo?Os pentes mais indicados para modelagem são os do tipo jacaré que possuem dentes específicos para este trabalho, além de possuírem um desembaraçador no seu cabo. Ele também ajeita os cabelos curtos e médios, após serem escovados.

5) E quanto ao cabo dos pentes? Há diferença entre os curtos ou longos, mais grossos ou finos?
Os cabos têm função de transmitir segurança e de definir o tipo de trabalho que será executado. Geralmente, os profissionais de beleza possuem este olho clínico e já sabem qual tipo de pente usar em cada cabelo. Eles facilitam o trabalho quando usados da maneira certa e se adequando à pegada. Não terem rebarbas e serem ergonômicos.

6) Por que dizem que os pentes de madeira ou tartaruga são os mais indicados?
Os pentes de madeira possuem um fator que os de plástico ficam a desejar que é a neutralização da estática. Do tipo jacaré são usados para dar acabamento nos penteados com escova, soltar uma franja e deixar o cabelo com um ar mais natural.

7) Como deve ser feita a conservação dos pentes? É preciso lavar após o uso entre uma pessoa e outra?
Usa-se água e sabão ou álcool? A conservação dos pentes deve ser feita regularmente, pois os usados por diversas pessoas precisam de uma assepsia maior. Lavar com o auxílio de um sabão neutro, após o uso entre indivíduos diferentes é o mais indicado, porque evitará problemas de pele. Não usar os dentes do pente para retirar cabelos presos nas escovas. Isso irá entortá-los. 


Gennaro Preite é cabeleireiro e consultor técnico da Condor, líder nacional na fabricação de escovas para o cabelo.