terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fórum de Arte Inclusiva promove discussões sobre questões artísticas das p essoas com deficiência em Salvador

No dia 06 de dezembro acontecerá o Fórum de Arte Inclusiva, no Teatro UNEB, das 08:00 às 18:00; o Arte Inclusiva em Foco faz parte do projeto Fórum Permanente de Formação em Educação Inclusiva do Núcleo de Educação Especial da UNEB (NEDE / UNEB), de autoria da profª Jaciete B. dos Santos.

Na ocasião, comemoraremos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (que é celebrado em todo dia 03 de dezembro por vários países). Esse dia foi escolhido pela comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas com o intuito de gerar conscientização, compromisso e ações que transformem a situação das pessoas com deficiência no mundo.

O Fórum em questão objetiva problematizar as políticas públicas referentes à arte e inclusão, bem como a profissionalização das pessoas com deficiência (PcD´s) no contexto artístico. Pretende, ainda, refletir sobre acessibilidade e inclusão sócio-artístico-cultural de PcD´s na contemporaneidade; debater sobre o preconceito contra as produções artísticas das PcD´s no contexto midiático.

O evento acontecerá em dois turnos: pela manhã com uma mesa sobre Políticas Públicas Culturais para pessoas com deficiência – “Eu sou uma Pessoa: Todo o Artista tem que ir aonde o povo está” – com Aline Camilla Romão Mesquita (MinC), Taiane Fernandes (SECULT/ BA), Alexandre Baroni (SUDEF), Fernando Marinho (SATED/BA). E, na parte da tarde, a discussão será voltada para o papel da mídia na divulgação dos trabalhos artísticos criados e desenvolvidos por pessoas com deficiência – Eu sou uma Pessoa: Mídia e Preconceito – com Póla Ribeiro (IRDEB), Juliana Ribeiro, Edu O., Ninfa Cunha (Organização Perspectivas em Movimento).

A programação contará também com diversas apresentações artísticas:

Performance AUTOBIOGRAFIA — Ana Rita Ferraz e Ninfa Cunha (Organização Perspectivas em Movimento); “Samba: Quem bossa?” — Grupo Samba Quem Bossa (Samba de raiz) e Fábio Martins & Iracema Vilaronga (Dança de salão); Grupo de Percussão (Espaço Via Ponte e Associação Amiga); Daléty Souza & Júlio Cerqueira – Voz e violão Lu Encena – “Monólogos” – (UESB/Jequié/Bahia); DJ Zig & Lula Dut – “180º”– Projeto Mergulho Cidadão Déo Carvalho & Ninfa Cunha – Coreografia “Fogo” – Companhia de Dança Inclusiva Rodart Ademilton Ferreira – “Tambores em Cena” – APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador Marcus Welby – MPB voz e violão.

Todo o evento será transmitido por videoconferência para todos os campus da UNEB.

As inscrições serão feitas via online, através do site da UNEB (Universidade do Estado da Bahia).

Maiores informações: NEDE: (71) 3117.2331 Iracema Vilaronga: (71) 8880.3166 Ninfa Cunha: (71) 8744.2378 / 8104.8884

Nenhum comentário: