sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Editora moderna lança série que apóia escolas e professores na educação inclusiva de alunos com deficiências

A Editora Moderna acaba de lançar uma série de livros sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os cinco títulos, que fazem parte da coleção “Cotidiano Escolar: ação docente”, são dirigidos a professores e a todos os interessados em conhecer um pouco mais os desafios e também as possibilidades de inclusão escolar das pessoas com deficiência.

Renomados especialistas em educação especial, os autores da série oferecem subsídios para a ação inclusiva na sala de aula, como informações científicas, relatos de experiências e sugestões para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos com deficiência auditiva, visual, física e intelectual. A série ainda traz um volume voltado para a discussão das políticas públicas na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, tema que integra o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), na meta de número 4.

Meta 4. Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. (PNE 2011-2020)

Segundo o Ministério da Educação, no ano passado, 484.332 estudantes com deficiência estavam matriculados em colégios regulares. “Por lei, nenhuma escola, pública ou privada, pode recusar a matrícula de estudantes com deficiência. Mas sabemos que a inclusão envolve o desafio de atender às necessidades educacionais de todos os alunos, portanto, ela depende principalmente da capacitação do professor, e não apenas da matrícula assegurada. Por isso, a série tem o objetivo de orientar e apoiar os docentes da rede regular de ensino em suas práticas pedagógicas voltadas para esse atendimento”, diz Sônia Cunha, diretora editorial da Editora Moderna, responsável pela coleção.

Cada livro da série aborda prioritariamente um tipo de deficiência. No volume “AEE do aluno com surdez”, por exemplo, o leitor, além de se informar sobre o que a Política Nacional de Educação Especial versa sobre a deficiência, conhecerá mais sobre o ensino e o aprendizado da Libras – Língua Brasileira de Sinais.

O ensino do Braille e a compreensão das necessidades e potencialidades de pessoas cegas e com baixa visão, no processo de escolarização, são debatidos no volume “AEE do aluno com deficiência visual”. Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que obriga as escolas públicas e privadas a oferecer a seus estudantes com deficiência o ensino de linguagens que lhes permitam a inclusão no ambiente escolar, como a Libras e o método Braille.

A gestão, a avaliação e o acompanhamento da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, assim como o papel da acessibilidade para a efetiva participação do estudante com deficiência física no cotidiano escolar, são analisados em livros específicos.

“Cada volume traz informações sobre a deficiência e suas implicações no processo de construção do conhecimento, além de apresentar estudos de casos e estratégias específicas, como a adaptação do material didático, sempre visando ampliar as possibilidades de interação e participação desse aluno em situações de aprendizagem na sala de aula regular. São orientações e reflexões úteis para professores, gestores, pais e familiares, todos peças fundamentais no processo de inclusão da pessoa com deficiência”, diz Sônia Cunha.

Os livros “Atendimento Educacional Especializado” estão disponíveis nas filiais e nos distribuidores da Editora Moderna, em todo o território nacional.

Conheça os autores da coleção
“Atendimento Educacional Especializado – Políticas Públicas e Gestão nos Municípios”
Maria Teresa Eglér Mantoan – Pioneira no movimento brasileiro em favor da inclusão escolar, integrou o grupo de trabalho que sistematizou a nova Política Nacional de Educação Especial. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – SP.
Maria Terezinha Teixeira dos Santos – Autora do livro “Bem-vindo à escola: a inclusão nas vozes do cotidiano”, ex-secretária Municipal de Educação e Cultura de Três Corações (MG).
“Atendimento Educacional Especializado do aluno com deficiência intelectual”

Rita Vieira de Figueiredo – Mestre em educação, doutora em psicopedagogia pela Université Laval (Canadá), e pós-doutorada em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual pela Universidade de Barcelona, na Espanha.
Jean-Robert Poulin – Pesquisador na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, vinculado à linha de pesquisa de educação especial. Canadense, graduado pela Université Laval.
Adriana Limaverde Gomes – Coordenadora da área de Deficiência Intelectual do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Psicomotricidade pela Universidade de Fortaleza.

“Atendimento Educacional Especializado do aluno com deficiência visual”
Elizabet Dias de Sá – Psicóloga pós-graduada em Psicologia Educacional, coordena o Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) de Belo Horizonte, junto à Secretaria Municipal de Educação.
Myriam Beatriz Campolina Silva – Psicopedagoga e professora especializada em deficiência visual. Integra a equipe da Coordenadoria Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência de Belo Horizonte (MG).
Valdirene Stiegler Simão – Graduada em Educação Física, com especialização em Metodologia do Ensino e Avaliação e aperfeiçoamento na Área da Deficiência Visual; mestre em Educação, é professora pesquisadora do curso de Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado, da Universidade Federal do Ceará em parceria com o MEC.

“Atendimento Educacional Especializado do aluno com deficiência física”
Rita Bersch – Consultora da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, fisioterapeuta especialista em Reeducação das Funções Neuromotoras pela Universidade Luterana do Brasil.
Rosângela Machado – Coordenadora geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do MEC no período de 2008 a 2009. Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Catarina.
“Atendimento Educacional Especializado do aluno com surdez”

Mirlene Ferreira Macedo Damazio – Pedagoga com mestrado em Educação e Educação para a Diversidade Humana pela Universidade de Salamanca, é consultora do MEC/Seesp/Seed/UFC no Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, na área da Surdez.
Carla Barbosa Alves – Pedagoga e especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Educação Especial pela Universidade Federal de Uberlândia. Supervisora escolar da Prefeitura de Uberlândia, no setor responsável pela Educação Especial.

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